Química - 2º ano B

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Preciosidades Mineiras

Na cidade de Sabará, está situado o Parque Ecopedagógico Quinta dos Cristais, que reúne recursos naturais, equipamentos e especialistas capazes de proporcionar aos seus visitantes oportunidades diferenciadas para a ampliação do conhecimento sobre a natureza, a mineração e os nossos antepassados ou também para o lazer e o relaxamento.

O parque possui uma vereda silvestre que nos permite uma caminhada de 520m e, ao fim dessa vereda, deparamo-nos com o início de uma trilha que nos leva a um mirante de 890m de altitude. Lá está a maior pirâmide da América Latina, em estrutura metálica. Do mirante, podemos ter uma vista panorâmica de alguns pontos do Quadrilátero Ferrífero, como, por exemplo, a Serra do Curral, a Serra da Moeda, o Pico do Itabirito e outros. O Quadrilátero é limitado aproximadamente pelas linhas que ligam Itabira, Rio Piracicaba, Mariana, Congonhas do Campo, Casa Branca e Itaúna, sendo ele responsável por 79,3% da produção nacional de minério de ferro. Parte dessa produção abastece o parque siderúrgico brasileiro, que fica principalmente na região Sudeste, e o restante, cerca de 60 a 70%, é exportado. A hematita (Fe2O3), um tipo especial de minério de ferro, contém características químicas e físicas especiais, alto teor em ferro, baixo teor de sílica e textura maciça, também é muito encontrada nessa região.

O Quadrilátero Ferrífero foi um importante pólo aurífero na época do ciclo do ouro, sendo ele responsável por toda a riqueza e prosperidade vividas, durante séculos, pelo estado de Minas Gerais. As cidades de Santa Luzia, Itabira, Ouro Preto, Congonhas, Nova Lima e Mariana se encontram nessa região. Algumas delas fazem parte do Quadrilátero e tiveram um importante papel.

No percurso até o mirante encontra-se, em abundância, quartzo, que é o mineral mais encontrado na Terra, presente na maioria das rochas. Assim, existem muitas variedades desses cristais, como, por exemplo, a ametista, que é o quartzo de cor violeta, o citrino, que é o quartzo amarelo, e vários outros, mas o mais encontrado na Quinta dos Cristais é o quartzo leitoso, cuja cor branca é causada por inclusões de bolhas minúsculas de gás e/ou água. Ele também possui um brilho gorduroso, devido a sua cor leitosa.

O quartzo, quando componente principal das rochas, apresenta-se na forma de quartzo cristalizado, vítreo, incolor, ou como quartzo-comum, opaco, quartzo leitoso ou filoniano. Já as variedades coloridas são pedras ornamentais muito apreciadas.

Além de seu emprego em jóias, o quartzo é muito usado por terapeutas, que acreditam que esses cristais possuem energia projetiva e receptiva, ou seja, eles acreditam que esses cristais recebem e transmitem energia para as pessoas. É importante também como matéria–prima na indústria eletrônica, como abrasivo, nas indústrias de vidro e cerâmica. É usado também no campo da técnica para a obtenção de ultra-sons e também para o controle de emissores e relógios. A fórmula do quartzo é SiO2 (dióxido de silício), e algumas de suas propriedades são: massa específica 2650 kg/m3, ponto de fusão 1830ºC.

Na Quinta dos Cristais, você também tem a oportunidade de observar a grande degradação do solo, decorrente da intensa atividade mineradora nas proximidades. A exploração de minerais a céu aberto implica o desflorestamento e pode acarretar a destruição de florestas e ecossistemas inteiros. O relevo sofre modificação, apresentando processos de erosão do solo, e o lixo produzido pelas mineradoras polui os solos e as águas; a poeira dos minérios polui o ar.

Mas, quando nos referimos à exploração de minerais, estamos querendo dizer que esse mineral pode ser um componente metálico, como, por exemplo, o ferro, que passa a ser um minério, devido à sua concentração e à viabilidade das jazidas, o que o torna economicamente rentável a sua prospecção e a exploração industrial. Sendo assim, um mineral pode, durante certa época e em função de circunstâncias culturais, tornar-se um minério, podendo em seguida, desde que substituído por outros produtos naturais ou sintéticos, perder sua importância econômica e voltar a ser um simples mineral. Então, podemos classificar como minério o ferro, o ouro, a hematita, a magnetita e outros, e como mineral podemos citar o próprio quartzo.

Percebe-se, então, a importância cultural, mineral e econômica dessa região mineira para o Brasil, mas é preciso preservar, para assim continuarmos usufruindo dessas riquezas.

Grupo: Jessyca, Camila, Isadora, Laura S., Ludmila.

0 comentários:

 
Criado por Revista Online