Geografia - 2º ano C

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

As atuais meias-laranjas são fruto de uma árvore mal plantada!

O domínio morfoclimático Mares de Morros corresponde à fachada oriental do país, (Planaltos e Serras do Atlântico-Leste-Sudeste). O relevo é seu aspecto mais característico. O clima tropical úmido, propício ao intemperismo e à erosão, modelou as meias-laranjas, os morros arredondados que formam os Mares de Morros. Isso ocasiona maior instabilidade nas encostas, que, sem cobertura vegetal, propiciam muitos deslizamentos, que, às vezes, no caso de áreas habitadas, provocam grandes tragédias. Um exemplo disso ocorre na cidade de Sabará – localizada no estado de Minas Gerais. A expansão urbana desenfreada causou impactos prejudiciais ao meio ambiente, como erosões pluviais, descarte de lixo em solos e mananciais, utilização do espaço público de forma inescrupulosa, construções em áreas de risco, queimadas, desmatamento, assentamentos irregulares, assoreamento e poluição do córrego Cebola (afluente do rio das Velhas). As conseqüências da ocupação do solo são alarmantes, pois esta não levou em conta os fatores ambientais no início de sua formação, o que deixou uma herança de destruição e perdas naturais, muitas delas irreversíveis. Entretanto, apesar dos inúmeros problemas causados, não há uma mobilização do governo para solucioná-los.

Os acidentes geográficos presentes na região de Sabará são: as serras do Curral, de Sabará, da Piedade, Papa-farinha, Cabeça-de-boi, Papa-vento e da Moeda.
O destaque das riquezas minerais em Sabará atraiu diversas mineradoras, ocasionando uma grave degradação ambiental. Atualmente, a economia da cidade baseia-se na indústria siderúrgica e no extrativismo mineral - minério de ferro e ouro, extraídos principalmente da Mina do Cuiabá. As principais empresas mineradoras responsáveis pela prosperidade da região são: Vale - minério de ferro -, Minas Mineração de Areia e Cascalho Sabará LTDA e Brumafer Mineração LTDA – extração e pelotização de minérios de ferro.
A maioria dessas empresas não consegue conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Assim, com o objetivo de controlar o problema, atualmente, as companhias mineiras são obrigadas a cumprir normas ambientais bastante rigorosas, de forma a assegurar que a área afetada pela exploração mineira volte à sua condição inicial. As atividades de mineração, quando não são orientadas por técnicas menos impactantes, ocasionam mudanças significativas no meio ambiente. A área de exploração mineral, bem como seus arredores, podem ficar comprometidos durante as atividades e mesmo após seu encerramento. É o caso do Rio das Velhas – um dos principais afluentes do Rio São Francisco –, que, se hoje deixasse de ser foco de poluição, continuaria impactado se não passasse por uma revitalização.
Deve haver uma conscientização, principalmente, dos empresários-mineradores, para que as normas ambientais sejam cumpridas, já que, com a ocorrência dos problemas da degradação ambiental, é analisada a alteração das características físicas, químicas e biológicas da área, o que afeta seu potencial socioeconômico. Logo, a degradação prejudica não só o meio ambiente, mas também, a longo prazo, a economia mineradora. Dessa forma, é benéfico que eles sigam as técnicas de exploração mineral modernas, que permitem a diminuição desses problemas ambientais.

Grupo: Emerson, Marcela, Rafaella, Rayana e Thaís

0 comentários:

 
Criado por Revista Online