Filosofia - 2º ano A

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Essa idéia foi criada ao longo de vários séculos, sendo que sua criação começou antes mesmo que qualquer humano a tivesse em sua imaginação. Com o avanço lento e progressivo, a partir do Renascimento, em torno do século XVI, a idéia de que as fontes naturais eram inesgotáveis passou a ser parte do senso comum, o que causou um uso abusivo, e muitas vezes desnecessário das fontes energéticas do planeta.
Decorrentes desses usos de maneira errada durante muitos séculos, ocorreram problemas ambientais e criou-se a necessidade do uso da natureza de forma equilibrada, o que culminou na criação do conceito de desenvolvimento sustentável. Sabe-se que nos tempos atuais o homem enfrenta um grave problema ético quanto à questão do meio ambiente. Essa questão ética consiste no seguinte problema: países tentam se desenvolver através da indústria, que move suas economias, mas, ao mesmo tempo, poluem e destroem a natureza, por exemplo, com o lançamento de gases nocivos e a extração exagerada de recursos naturais, citando-se apenas duas formas de poluição. Isso gera o chamado Efeito Estufa.
O Efeito Estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo liberado ao espaço.O Efeito Estufa, embora se comporte como algo fundamental para a vida na Terra, por reter calor, pode se tornar um vilão se combinado a poluentes, causando um aumento da temperatura média do planeta e desequilíbrio no seu funcionamento. Assim, essa realidade geral levou ao conflito Desenvolvimento X Natureza.
Tal conflito envolve uma grande polêmica, contudo desenvolvimento e meio ambiente podem conviver juntos de forma racional, sem comprometer a ética implícita na questão ambiental, através do desenvolvimento sustentável. Assim, o que fosse retirado da natureza seria reposto sem comprometer o desenvolvimento dos países em questão.
Para se alcançar esse desenvolvimento, é necessário, primeiramente, ter consciência de que os recursos naturais são finitos, e então, partindo desse pressuposto, chegamos à conclusão de que, para se alcançar tal nível de desenvolvimento, é preciso haver qualidade em vez de quantidade: redução do uso de matéria-prima e da quantidade de produtos, aliada à reciclagem e à reutilização dos produtos em questão.
Compreende-se que não se consegue tal consciência ecológica tão rapidamente e nem se cria um hábito de desenvolvimento sustentável na mente das pessoas da noite para o dia. Mas compreende-se que, para mudar o mundo, é preciso partir do nosso cotidiano e contagiar aos poucos as pessoas ao nosso redor, para que todos se conscientizem da importância de se ter ética quando o assunto é questão ambiental, e não critiquem as medidas ecológicas indevidamente nem simplesmente aceitem o mundo que nos é dado e apresentado.
É necessário conscientizar o mundo, a fim de que não sejamos meros espectadores que criticam, mas não agem.

Grupo: Marco Túlio, Teresa, Douglas, Henrique, Larissa.

0 comentários:

 
Criado por Revista Online