Matemática - 2º ano A

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pirâmides: versões diferentes na mesma proporção

As pirâmides egípcias são muito famosas no mundo inteiro, principalmente por sua complexidade matemática: elas orientam os quatro pontos cardeais, limitando o Delta geometricamente com o prolongamento das duas diagonais e dividindo-o em duas partes iguais seguindo o eixo da pirâmide, ou seja, se a vara egípcia mede 0,525 metros, o lado da base da pirâmide tem 440 varas e a sua altura é de 280 varas. Além disso, é reconhecido que essas consideráveis amplitudes têm relação com o posterior desenvolvimento das matemáticas Pitagóricas.

Pirâmide de Quéops, Egito

A orientação dessas pirâmides permitia que os raios luminosos da estrela Sírio, ao passarem pelo meridiano, penetrassem na câmara do núcleo das pirâmides por meio de um conduto, no momento em que se anunciava o princípio do ano egípcio e o início das inundações, como a luz da estrela Polar entrava pelos condutos do norte.

Proporções matemáticas: como eram medidas as alturas das pirâmides

O mais curioso sobre a presença desses conceitos matemáticos nas pirâmides é que os egípcios construíram-nas seguindo seus estudos sobre o Sol, e não tinham idéia de que, graças a eles, houve um grande avanço na matemática.



Maravilhas do mundo antigo, as grandes pirâmides de Gizé - Quéops, Quéfren e Miquerinos - sobreviveram até os dias de hoje estruturalmente intactas, tendo perdido apenas parte do seu revestimento nesses 4.500 anos.


Pirâmide de estrutura metálica da Quinta dos Cristais, à mesma proporçãoda Pirâmide de Quéops.

No Parque Ecológico Quinta dos Cristais, encontramos uma pirâmide feita de estrutura metálica, cujas medidas (base, altura) se assemelham às da Grande Pirâmide do Egito (Pirâmide de Quéops) numa razão de 10 vezes. Essa pirâmide egípcia é o monumento mais pesado que já foi construído pelo homem e só deixou de ser o mais alto com a inauguração da Torre Eiffel em 1889.
A visita à Quinta dos Cristais foi uma experiência muito interessante para o grupo, pois a pesquisa necessária ao trabalho nos proporcionou um conhecimento prévio da matéria de geometria. Outro ponto importante é que as curiosidades e os conceitos matemáticos usados na construção das pirâmides ampliaram nosso conhecimento: relacionando a Pirâmide de Quéops com nossos conhecimentos matemáticos, nos aprofundamos mais em relação ao assunto, o que fez o grupo estar atento aos detalhes da Quinta dos Cristais.

Grupo: Amanda, Ana Cláudia, Éder, Frederico, Thamires.

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