Química - 2º ano D

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Quadrilátero Ferrífero:
Mineração de ouro e ferro


Localização e importância


O Quadrilátero Ferrífero é uma região do estado brasileiro de Minas Gerais, localizada poucos quilômetros a leste da capital, Belo Horizonte. É a região mais rica do estado, com uma economia diversificada e bastante industrializada (voltada para o setor de extração mineral). Foi importante pólo aurífero na época do ciclo do ouro. É composto pelos municípios de Mariana, Itabira, Rio Piracicaba, Congonhas do Campo, Casa Branca e Itaúna.

Ocorrências minerais

O Quadrilátero Ferrífero se estende por uma área de aproximadamente 7.000 km2, na porção central do Estado de Minas Gerais, e representa uma região geologicamente importante do território brasileiro, devido a suas riquezas minerais, principalmente ouro, ferro e manganês. Apesar da grande variedade, deve-se lembrar que o Ferro ocupa a posição de destaque.
A seguir, encontra-se uma relação com os mais importantes produtos minerais encontrados na região, suas características e uso:
• Minério/Mineral: Ferro / Magnesita, Itabirita, Hematita, Siderita, Limonita.
Características: É um metal maleável, tenaz, de coloração cinza-prateada, que apresenta propriedades magnéticas.
Utilização: automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios. Produção de aço.
• Minério/Mineral: Manganês / Pirolusita
Características: O manganês é um metal de coloração branco-cinzenta. É um metal duro e muito frágil, refratário e facilmente oxidável.
Utilização: em ligas, principalmente nas de aço, e, também, na produção de pilhas.
• Minério/Mineral: Quartzo
Características: É um dos minerais mais comuns do mundo, existem várias designações diferentes.
Utilização: Fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras ópticas e etc.
• Minério/Mineral: Ouro
Características: É um metal brilhante, amarelo, pesado, maleável, dúctil.
Utilização: de forma generalizada, em joalherias, indústria e eletrônica, e também como reserva de valor.
OBS: Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado pelo resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.
Minério é um mineral cujo componente metálico é economicamente rentável, o que justifica sua prospecção e exploração industrial.

Mineração: passado e presente

A região das minas já vinha sendo explorada desde o século XVII, período de pós-descoberta do Ouro. Com a sua decadência, no fim do século XVIII, a região ficou estagnada. No fim do século XIX, com a fundação de Belo Horizonte, houve um novo surto de povoamento.
Mediante o grande impacto ambiental causado pelas atividades de extração mineral (tanto do passado quanto do presente), os distritos do Quadrilátero Ferrífero adotam algumas medidas para não prejudicar o meio ambiente, como, por exemplo, depositando novamente o solo estéril em minerais em diferentes locais, reutilizando a água gasta, impedindo a contaminação química do solo e da água, o acúmulo de resíduos químicos no solo e outros.
Como o local é utilizado desde o século XVII na extração desses minérios, carrega uma triste lembrança das pessoas que antigamente passaram pela região. A água, o solo e as plantas já estão desde esse período contaminados por metais pesados, como conseqüência da atividade mineradora precária utilizada no passado. Hoje, o local é inspecionado por órgãos ambientais que, por conhecerem a importância da extração e os riscos da mesma, monitoram todas as atividades ali exercidas tentando impedir, ao máximo, mais contaminações na região.

A Quinta dos Cristais

Situado no Quadrilátero Ferrífero, o Parque Ecopedagógico Quinta dos Cristais destaca-se por reunir grande quantidade de minerais típicos dessa região. Sua área de mais de um milhão e quinhentos mil metros quadrados inclui cascatas, riachos, lagos, mirantes, vestígios da atividade realizada na região durante o Ciclo do Ouro, coleções de antigüidades.
A proximidade do Parque Quinta dos Cristais com o centro histórico de Sabará, que conserva um dos mais importantes acervos do Brasil Colonial, possibilita a organização de roteiros que incluem a prática dos turismos histórico e ecológico. Além disso, os vestígios do período áureo da mineração, existentes em sua área e adjacências, permitem que os visitantes tenham uma idéia prática de aspectos peculiares dessa importantíssima etapa da História de Minas Gerais.
Retomando a questão das ocorrências do Quadrilátero Ferrífero, é interessante apontar que, além do Ouro, também podem ser encontrados no parque o minério de ferro e o Quartzo (Quartzo leitoso e Quartzo cristalino).
Ocorrências minerais ilustradas:

Pepita de ouro.

Quartzo leitoso.

Quartzo cristalino.

Grupo: Amanda Cristina, André Juliano, Camila Aguiar, Juliana Rodrigues, Ludmilla Bueno, Matheus Franco.

0 comentários:

 
Criado por Revista Online