Filosofia - 2º ano C

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Súplica Mundial

O mundo pede ajuda, mas muitos simplesmente viram as costas...

A natureza clama por mais atenção e muitos de nós olham apenas para o próprio umbigo. Sabemos o que devemos fazer, mas sempre, por algum motivo, não fazemos o que deveríamos. Se analisássemos nossas atividades durante o dia, veríamos a quantidade de ações que realizamos sem nos preocupar se está certo ou não, apenas vamos fazendo o que 'vem na telha' e, muitas vezes, essas ações acabam prejudicando o meio ambiente.

Pequenos atos do nosso dia-a-dia revelam o desprezo do ser humano pelo planeta: banho demorado; água usada como vassoura hidráulica; depósito de lixo nas ruas; uso desenfreado de automóveis; desmatamento e queimadas; pensamento favorável ao desenvolvimento humano crescente. Quando dizemos desenvolvimento humano, estamos nos referindo ao crescimento populacional, mas, além disso, à violência, à competição, à poluição, entre outros. Por isso, percebemos que ética e ecologia estão cada vez mais distantes da mente humana, que possui unicamente a idéia de evolução tecnológica e altos lucros.

Ética e ecologia têm sempre que estar juntas, pois, somente com a ética, o mundo não existirá, já que ninguém preserva a natureza e cuida do mundo como deveria. Entretanto, somente com ecologia, o homem não saberia viver em sociedade, causando muitas guerras ou intrigas e, assim, não existiria mundo, sendo que o único animal racional não se comportaria como tal.

Se continuarmos poluindo o planeta como poluímos, nossa espécie e outras tantas se extinguirão, pois não conseguiremos sobreviver em um mundo superaquecido, devido ao efeito estufa ou à destruição da camada de ozônio (capa do mesmo gás que envolve a Terra e protege de vários tipos de câncer de pele), o que permite a incidência de raios ultravioleta nocivos à Terra e aumenta as chances de contrair câncer, sem contar o derretimento das calotas polares, que provoca aumento do nível do mar, que pode vir a inundar muitos territórios que atualmente se encontram em condições de habitação.

Para a preservação do meio ambiente e, assim, do mundo em que vivemos, é necessário que cada um faça sua parte e, com todos lutando para um mundo melhor, a probabilidade de conseguirmos mudar o planeta e preservá-lo é muito maior do que se continuarmos agindo como se tudo estivesse normal. E, desse modo, para a sustentabilidade do mundo, quanto mais pessoas, empresas e instituições estiverem envolvidas nessa jornada, melhores condições de vida conseguiremos no futuro. “Sustentabilidade é uma filosofia de vida, pela qual, basicamente, devemos cuidar bem do nosso presente para que as gerações futuras tenham também a possibilidade de usufruir dos avanços tecnológicos e das dádivas da natureza. É viver, se desenvolver e fazer negócios sem esquecer o meio ambiente e da melhoria dos padrões de vida de todas as pessoas.”, de acordo com Suzana Arbex. Portanto, devemos seguir tal filosofia para que possamos usufruir dos avanços tecnológicos e da natureza, sem comprometer suas necessidades, e alcançar o desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem prejudicar a futura; seria o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que os recursos naturais são finitos, e por isso dependemos de planejamento para não causarmos o esgotamento dos mesmos. Tal desenvolvimento sugere a redução do uso de matérias-primas e o aumento da reutilização e da reciclagem. Por isso a economia mundial deve ser reestruturada em prol do meio ambiente, o que demonstraria que realmente estamos preocupados com a preservação ambiental, com a preservação do mundo, com a preservação do futuro.

Ética planetária: capaz de unir etnias; capaz de despertar a solidariedade humana; capaz de transformar cinco continentes em um só; capaz de interligar regiões; capaz de converter concepções; não em favor de um, ou cem, ou mil, todavia em favor de 6.470.818.671 pessoas, ou ainda, em favor de toda a biodiversidade existente no mundo.

Grupo: Alana, Alessandra, Débora, Giovanna e Marina.

0 comentários:

 
Criado por Revista Online