Química - 2º ano A

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ocorrências Minerais na Quinta dos Cristais


Quando se fazem estudos sobre assuntos ligados à geologia, é importante saber a diferença entre mineral e minério.

Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado pelo resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado com base não apenas na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.

Já o minério é um mineral cujo componente metálico, segundo a sua concentração e viabilidade das jazidas, é economicamente rentável. Podemos citar a hematita, a magnetita, a bauxita e o ouro como exemplos de minério.

De grande importância econômica, o Quadrilátero Ferrífero tem sido estudado desde 1822, quando Eschwege realizou os primeiros estudos sobre a região. Esse trabalho foi continuado por Gorceix e depois por Derby.

O Quadrilátero Ferrífero ocupa uma área de 7.200 km² na porção central do estado de Minas Gerais e é considerado uma das mais importantes províncias minerais do Brasil, devido às suas jazidas de ouro, ferro, manganês, topázio imperial e bauxita.

O Quadrilátero Ferrífero abrange os municípios de Ouro Preto, Santa Bárbara, Itabira, Mariana e Belo Horizonte e é responsável por cerca de 60% da extração de minério de ferro e por 40% da produção brasileira de ouro. A região é considerada fundamental para o desempenho da balança comercial brasileira.

Como em toda atividade mineradora, o solo está ligeiramente prejudicado. A abertura de minas a céu aberto obriga animais a se refugiarem em outros locais, além de deixar o solo desprotegido contra chuvas, provocando a lixiviação. Por outro lado, em 2006, o Instituto Ambiental Vale (IAV) implementou o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas. O trabalho foi realizado em cerca de 400 hectares, totalizando-se 1.960 hectares restabelecidos com espécies nativas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Amazônia. Além disso, foram iniciadas pesquisas para a seleção de espécies adequadas à recuperação de áreas mineradas. Pesquisadores do IAV coletaram 173 espécies no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, totalizando-se 177 quilos de sementes.

A Quinta dos Cristais localiza-se na cidade de Sabará, onde a mineração é a segunda principal atividade econômica, atrás apenas do turismo. Passeando pelas trilhas da Quinta dos Cristais, é possível ver pequenos cristais cravados nas rochas e até mesmo no chão. A abundância desse mineral deu nome ao lugar, cujo subsolo é rico em quartzo. No passado era possível encontrar na região, além do quartzo, ouro, que era extraído arcaicamente, através de bateias nos leitos dos rios.

Principais ocorrências minerais na região


Ouro:

É um metal de cor amarela, brilhante, maleável e pesado. À temperatura ambiente encontra-se no estado sólido e, quando puro, é muito mole para ser usado. Geralmente é endurecido com uma liga feita de prata ou cobre. De forma geral é usado em joalherias, indústrias e produtos eletrônicos, assim como na reserva de valor. Atualmente, um grama de ouro vale aproximadamente R$50,00.
O ouro pode formar compostos como o tricloreto de ouro, ácido cloroáurico, óxido de ouro e halogenetos. De forma geral, o ouro apresenta baixa reatividade.


Manganês:


É um metal de transição de coloração branco-acinzentada. É duro, refratário e muito oxidável. É usado principalmente na formação de ligas de aço, na fabricação de pilhas, na obtenção de tinturas e na descoloração de vidros. O manganês pode formar compostos, tais como MnO2, MnO(OH), MnSiO3, MnCO3, MnWO4 e outros.


Quartzo:

É o mineral mais abundante presente na crosta terrestre. Possui estrutura cristalina trigonal, composta de tetraedros de sílica. Apresenta dureza 7 na Escala de Mohs. Além disso, os quartzos possuem várias cores, alguns até ganhando um nome específico, como o da figura 1, chamado ônix.
A aplicação do quartzo é muito variada; ele é usado como Areia para moldes de fundição, na fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícos, abrasivos, lixas, fibras óticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, na indústria de ornamentos; na fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas, etc.


Ferro:

É um metal de transição e o segundo metal mais abundante na crosta terrestre. Apresenta coloração metálica brilhante com tons acinzentados. É encontrado na natureza fazendo parte da composição de diversos minerais, entre eles muitos óxidos, como o FeO (óxido de ferro II, ou óxido ferroso) ou como Fe2O3 (óxido de ferro III, ou óxido férrico).
O ferro é o metal mais usado, corresponde a 95% da produção mundial de metal. É indispensável devido ao seu baixo preço e dureza, e é especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios.
O aço é a liga metálica de ferro mais conhecida, sendo esse o seu uso mais freqüente.

Grupo: Diego, Jamile, Juliana, Luiza e Thomas.

0 comentários:

 
Criado por Revista Online