Geografia - 2º ano D

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Minas Gerais: Quem te conhece não esquece jamais!
A ação das mineradoras na cidade de Sabará

Sabará faz parte do Quadrilátero Ferrífero, que possui uma alta concentração de minérios, como ouro, ferro e manganês.

A degradação do ambiente provocada pela mineração se caracteriza, em geral, por focos de erosão, assoreamento de cursos d 'água, degradação da paisagem, poluição do ar e das águas.
As matas ciliares têm como objetivo proteger os rios da poluição, porém, com a ocupação das encostas, essa vegetação é destruída, o que causa o assoreamento.
Já a desertificação tem a sua origem na degradação do solo, que resulta na esterilidade, o que dificulta a absorção de água.

Ao observarmos as imagens (1) e (2), concluímos que a paisagem da região se modificou, de forma que houve uma redução do curso fluvial e da vegetação, além da exagerada poluição.

Antigamente, as mineradoras não eram fiscalizadas, por isso o solo, as plantas e a água dessa região foram contaminados por esses metais.

Mas, com o passar do tempo e à medida que a conscientização foi aumentando, foram criados órgãos que inspecionam as empresas, impedindo que haja a degradação ambiental. Dentre as medidas tomadas, também podemos citar a reutilização da água gasta no processo e o depósito de solo estéril no local mais adequado, de modo que ele possa ser reutilizado.

A cidade de Sabará teve o seu povoamento iniciado na época das bandeiras, que tinham como objetivo encontrar ouro e, desde então, começou a extração do minério.

O estado de Minas Gerais sofreu muito com a ação do homem e com a erosão do solo. Esses dois fatores favoreceram a formação de uma paisagem repleta de morros arredondados, que são denominados de mares de morros. Outro aspecto dessa região são os planaltos e chapadas, como, por exemplo, as serras que compõem o Quadrilátero Ferrífero, que são: do Curral, do Caraça, do Itabirito, do Mascate, da Piedade e de Ouro Branco.

As paisagens sofrem modificações com o tempo, uma vez que há ação antrópica e da própria natureza, e essas transformações são chamadas de acidentes geográficos.

Na região de Sabará, encontramos algumas alterações no ambiente, como, por exemplo, as barras, que são o acúmulo de materiais no leito dos rios.
Podemos concluir que é necessário que haja uma conscientização, para que a paisagem e os recursos minerais não só de Minas Gerais, mas de todo o país, sejam preservados, de tal forma que as gerações futuras também possam contemplar as belezas naturais.

Grupo: Camila Henrique, Érika Diniz, Gabriela Araújo, Hannah Cardoso.

0 comentários:

 
Criado por Revista Online