Biologia - 2º ano C

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A vida natural no Parque Quinta dos Cristais

Na vegetação do parque predomina o cerrado; ela apresenta também vestígios da Mata Atlântica, árvores de grande porte e com raízes profundas. Ao caminhar pelas trilhas, encontramos um ar puro e bastante úmido, devido à presença de densa vegetação. Assim, podemos comparar a qualidade do ar com o da própria cidade, que é poluído. Já o nível de radiação solar é muito baixo, encontramos muita sombra, também pelo fato de a mata ser fechada. O contato com os animais foi difícil, mas nos deparamos com vários micos.

Um pouco sobre o Cerrado

O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira. Suas plantas possuem a aparência seca, devido ao solo pobre em nutrientes e rico em ferro e alumínio. Estima-se que cerca de 10900 espécies, entre animais e vegetais, vivam ali, porém a caça e o comércio ilegal ameaçam a biodiversidade do lugar. Os troncos das árvores são torcidos e recurvados e sua folhas são grossas e esparsas. Além disso, o Cerrado possui vegetação com raízes profundas, para poderem alcançar a água localizada no subsolo, o que permite a sobrevivência em estações de seca.

Algumas árvores encontradas no Parque

Paujacaré
Origem : Brasil (de Mato Groso até Santa Catarina).
Família : Leguminosae-Mimosoideae
Altura : até 20 metros.
A madeira é dura ao corte, porém fácil de ser trabalhada. Suas flores são de grande valor melífero (produção de mel), razão pela qual atrai muitas abelhas e beija-flores.
A casca e a goma são utilizadas no combate às afecções pulmonares, das vias respiratórias e bronquites.
O seu nome popular mais conhecido, pau jacaré, decorre exatamente do fato de os desenhos que o tronco apresenta na sua fase jovem se parecerem com o couro do jacaré. A sua copa é bastante utilizada pelas aves em nidificação.
Nome Popular : Pau jacaré
Nome Científico : Piptadeniagonoacantha

Jacarandá
Jacarandá é um gênero botânico pertencente à família Bignoniaceae, encontrado na América intertropical e subtropical, no Brasil, Uruguai e Argentina e em quase todas as regiões de clima temperado. Tem sua raiz empregada no tratamento de sarna e disenteria, e a casca de seu tronco no combate à febre. É uma árvore de médio porte, com altura de 3-10 metros.
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Bignoniaceae

Ipê Amarelo
Família:Bignoniaceae
Espécie: Tabebuiaalba sandwith
Outros nomes vulgares: ipê-amarelo, ipê, aipê, ipê-branco.
O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara. O ipê-amarelo é uma espécie heliófita (planta adaptada ao crescimento em ambiente aberto ou exposto à luz direta) e decídua (que perde as folhas em determinada época do ano). A árvore atinge de 5 a 25 metros de altura. Não devemos deixar de citar também que o Ipê Amarelo é a árvore símbolo do Brasil.

Ipê -Cascudo
Nome Científico: Tabebuia chrysotricha
Família Botânica: Bignoniaceae
Floração:de agosto a setembro
Altura máxima 10m, copa arredondada, tronco com casca grossa, folhas agrupadas em cinco, flores amarelas agrupadas, vagens 'peludas'.
Origem: Mata Atlântica


Samambaiaçu
NomePopular: Samambaiaçu
NomeCientífico: Dicksonia sellowiana
Esta planta é uma samambaia, cujo caule cresce e resulta na aparência de uma palmeira, açu significa grande. É o famoso xaxim, utilizado na floricultura e na jardinagem. Apesar dessa espécie atingir até 20 metros de altura, ela pode chegar a ser extinta se a proibição do uso comercial não for cumprida.

Animais avistados

Tatu
Reino: Animal
Filo: Cordados
Classe: Mammalia
Ordem: Xenarthra
Família:Dasypodidae
Gênero: Chlamyphorus
Cabassous
Chaetophractus
Dasypus
Euphractus
Priodontes
Tolypeutes
Zaedyus

Mico
Reino: Animal
Filo: Cordados
Classe: Mammalia
Ordem: Primatas
Família: Cebidae
Gênero: Cebus


Grupo: Aline, João, Karen, Lorena, Murillo, Taíza.

0 comentários:

 
Criado por Revista Online