Educação Física - 2º ano D

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Exercitando-se

O exercício aeróbico, a zona alvo e alterações no desempenho provocadas pela atividade física

Caminhar, nadar, pedalar, patinar, dançar, remexer e correr a baixas velocidades são exemplos de exercícios aeróbicos, que são benéficos por ajudarem a emagrecer, combaterem o estresse, melhorarem o sistema imunológico e reduzirem o risco de algumas doenças. Isso tudo é explicado pelo trabalho de muitos grupos musculares e pelo aumento do ingresso de oxigênio no organismo a partir do exercício físico. O que diferencia esses exercícios é o tempo e a velocidade em que você os realiza, que pode ser suave, moderada ou exaustiva, mas todos consistem na repetição dos movimentos.

Quando nos exercitamos, podemos observar que a nossa freqüência cardíaca sofre alteração. Em pessoas sedentárias (que não têm costume de praticar exercícios), essa alteração se torna muito grande se comparada à alteração observada em pessoas que se exercitam regularmente. A partir dessa alteração, podemos calcular a freqüência cardíaca máxima - que é definida a partir de dados como a idade e o estado físico da pessoa -, medindo os batimentos cardíacos por minuto durante o maior esforço físico em uma atividade. Sua freqüência cardíaca máxima será geralmente 220 batimentos por minuto menos sua idade. Se a pessoa tem 20 anos, sua freqüência máxima será de 200 batimentos/minuto; se tem 60, será de 160. Essa fórmula deve ser aceita com uma margem de tolerância de + ou - 5 batimentos.

A chamada “Zona Alvo” é o espaço de treinamento da sua capacidade aeróbica e anaeróbica, ou seja, a determinação do ritmo ideal dos batimentos cardíacos considerando-se a sua idade e fisiologia (funções mecânicas, físicas e bioquímicas). A zona alvo tem o objetivo de definir sua resistência durante um exercício físico, a partir dos batimentos cardíacos e independe do nível de habilidade do indivíduo.

Você é capaz de medir sua zona alvo durante uma corrida, por exemplo, medindo sua pulsação por 15 segundos e multiplicando o valor por quatro. Assim, encontra-se sua freqüência cardíaca -ou o número de batimentos por minuto (veja a tabela 1 - clique na imagem para ampliá-la).

Fatores externos como frio e altitude podem alterar seu desempenho na realização de uma atividade física. Você pode perceber isso em grandes altitudes, que oferecem certa dificuldade à respiração e, inclusive, nesses lugares, você se sente mais cansado do que o habitual. Isso pode ser explicado pelo consumo de carboidratos e de fontes de energia, que aumentou. Dependendo da altitude em que você praticar a atividade, há o risco de sentir fadiga, enjôos, perda de apetite, náuseas ou até de contrair uma doença conhecida como “edema pulmonar de altitude”. Ela se caracteriza por dificuldade na respiração, tosse e secreção de sangue, podendo levar o indivíduo à morte.

E como o frio pode interferir em sua performance? Para manter a temperatura central e muscular do corpo humano em equilíbrio com a temperatura do ambiente, a tendência do corpo é aumentar o consumo do oxigênio para uma produção maior de calor, o que reduz a eficiência durante a atividade. Um sintoma bastante conhecido é o tremor, seguido da redução na freqüência cardíaca e, conseqüentemente, a diminuição do esforço cardíaco.
A caminhada é essencial para a saúde, ainda mais se for feita num lugar calmo, com belas paisagens, sem poluição visual, sonora, auditiva, com um ar mais limpo, sem preocupação com o tempo, com a violência, que é uma das causas principais que fazem as pessoas deixarem de caminhar.
Na Quinta dos Cristais ocorreu quase que exatamente o dito acima, a não ser pelo tempo, que foi um pouco mais corrido, além de ter sido um bom exercício para todas as pessoas que foram à excursão.

Bibliografia:
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI1163910-EI1497,00.html
http://www.portalcostanorte.com/thumbnail.php?file=academia_290623265.gif&size=article_medium (imagem)
http://www.panoramasul.inf.br/variedades/index.htm
http://www.saudeemmovimento.com.br/

Grupo: Rodolpho, Sammya, Natália M., Fernanda, Jéssica S.

0 comentários:

 
Criado por Revista Online